Muitos alunos acham as aulas de literatura
“chatas”. E, se analisarmos bem, realmente as aulas acabam sendo incrivelmente
entediantes, pois apelam apenas para a capacidade de decorar dos estudantes.
Uma aula de literatura “normal” é feita da seguinte
maneira: o professor lista períodos ou escolas literárias (arcadismo,
simbolismo, modernismo etc.); sua data de início e de fim; a obra que iniciou o
movimento; principais autores e obras; características do movimento ou escola.
Ou seja, os alunos são obrigados a decorar nomes e datas, porém, muitas vezes,
acabam não lendo nenhuma das obras listadas durante as aulas.
O que é mais importante para o aluno? Saber que “O
Cortiço” foi escrito por Aluísio Azevedo e que é uma obra pertencente ao
Naturalismo, ou ler o livro e poder, por meio das descrições do autor, entender
melhor aquele momento histórico, fazendo um “link” com as aulas de História?
Ao ler alguns livros, o aluno poderá perceber quais
são as características das obras pertencentes a um determinado período, sem
precisar decorá-las. Ele perceberá elementos comuns a essas obras e entenderá
mais facilmente algo que, do contrário, será apenas decorado e logo esquecido.
Além disso, ao ler algumas obras o aluno enriquecerá seu vocabulário e
aumentará seu conhecimento.
As aulas de Literatura também poderiam ser
realizadas em conjunto com as aulas de Língua Portuguesa, ao invés de serem
realizadas separadamente. Ao ler um livro, o professor poderia indicar aos
alunos as construções sintáticas utilizadas por determinados autores em
determinadas épocas, além de palavras que hoje caíram em desuso ou foram
modificadas, por exemplo. Ou seja, o aluno teria uma compreensão muito maior da
própria Língua Portuguesa – e não apenas de Literatura.
Infelizmente, temos muitos professores de Língua
Portuguesa que não leem. Também consideram a literatura “chata”. Preferem fazer
os alunos decorarem nomes e datas ao invés de discutirem as obras. Optam pelo
caminho mais fácil para eles, mas que não contribuirá em nada para a aquisição
de conhecimento por parte do aluno. Ou alguém acha que algum aluno irá se
lembrar se Machado de Assis era Realista ou Parnasiano, após realizar uma prova
de Literatura?
Ler uma obra auxiliará o aluno a entender melhor
seu lugar no mundo, o caminhar da História através dos tempos e a entender um
pouco melhor o mundo no qual vivemos.
Temos alunos que não leem, é verdade, mas temos
muitos professores que também não o fazem. Criticam os alunos pela falta de
leitura, mas não os vemos com nenhum livro na mão. Muitas vezes, conhecem as
obras apenas pelos resumos que acompanham os livros didáticos.
Está mais do que na hora de mudarmos esse panorama
e começarmos a ter aulas de Literatura em que o ponto central da aula será o
texto escrito, e não o simples “decoreba” de nomes e datas.
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