sábado, 22 de março de 2014

Reality shows em xeque na Coreia



Após o suicídio de uma jovem de 29 anos, identificada como Jeon, que participava de um reality show na Coreia do Sul, este tipo de “atração”  começou a ser questionado.
Segundo o jornal “The Korea Times”, a jovem deixou uma mensagem em seu computador, que justificaria o motivo do suicídio. Ela teria escrito que “Quero acabar com minha vida aqui. Perdão. A equipe de filmagem tem cuidado muito de mim, mas está muito difícil agora. Independente de encontrar um parceiro aqui ou não, não tenho mais vontade de viver”. 
O reality show era realizado em um resort em uma ilha, e tinha o objetivo de formar casais entre os participantes, sete homens e cinco mulheres. Jeon teria deixado o encontro mais cedo, sob o pretexto de que queria ficar sozinha. 
A garota, que havia iniciado o programa bastante empolgada, passou por momentos de grande estresse, entrando em um estado depressivo, segundo familiares. O programa fazia com que os participantes passassem por grande pressão e humilhação, com o intuito de aumentar a audiência. Esses “reality” têm questionada a sua autenticidade. Muitos programas prescrevem um “roteiro” aos seus participantes, fazendo com que estes criem situações que aumentem a audiência perante o público, fugindo da situação de “realidade” e tornando-se mais uma novela com um roteiro pré-definido, enquanto para o público passam a ideia de que tudo o que acontece é espontâneo.
A provável causa do suicídio da jovem parece ter sido o fato de que ela teria sentido receio de ter exposta ao público coreano sua atual situação no programa: alguns candidatos que, inicialmente, a estariam cortejando, haviam desistido dela e tentado conquistar uma outra garota. O fato de ter sido desprezada pelos rapazes teria sido humilhante demais para ela.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário