quarta-feira, 16 de abril de 2014

Crianças desenvolvem o gosto pela leitura lendo para gatos em abrigo dos EUA

Um método inédito está sendo utilizado, nos Estados Unidos, para desenvolver o gosto pela leitura em crianças: a leitura para gatos de um abrigo em Berks County, no estado da Pensilvania.
A autora da ideia é Kristi Rodriguez, diretora da ONG Animal Rescue League. Ela passou a utilizar este método ao perceber que seu filho, ao ler para os gatos do abrigo, passou a gostar de livros.
O programa, que se chama “The Book Buddies” (amigos do livro), começou em agosto de 2013 e atende a crianças entre 6 e 13 anos. No abrigo foi criado um “cantinho da leitura”, no qual as crianças convivem com os gatos que estão à espera de adoção e leem para eles.
Segundo especialistas, ler para os gatos ajuda a criança a ter mais confiança, além de auxiliá-las a ter mais fluência oral. Isso ocorre porque os gatos não ficam corrigindo possíveis erros e nem fazem uma avaliação do seu desempenho, ao contrário do que acontece na leitura em sala de aula ou em casa.
O programa também tem ajudado os gatos. Após o início deste programa, várias pessoas passaram a procurar o abrigo, interessadas em adotar os gatos.      
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário