terça-feira, 3 de abril de 2012

O universo mágico de George R. R. Martin

A série “O Senhor dos Anéis”, de J. R. R. Tolkien, instaurou entre os brasileiros o gosto por histórias de mundos fantásticos, mas que bem poderiam ser a Terra em uma idade remota – ou em um futuro longínquo. Guerreiros, reis, monstros, todos passaram a fazer parte do imaginário das pessoas. Além disso, o que motivava muitos dos personagens do livro, tais como Sauron, era a ânsia pelo poder, algo bem conhecido pelos humanos que leram a história. Várias pessoas reais, em todas as épocas, seriam seduzidas pelo poder do Um Anel. Assim, os livros de Tolkien agradaram desde adolescentes até senhores de idade mais avançada; agradaram homens e mulheres.
Muitos autores já tentaram trilhar este caminho. Antes de “O Senhor dos Anéis”, uma escritora chamada Marion Zimmer Bradley lançou uma série de quatro livros, intitulada “As brumas de Avalon”, os quais narravam a saga do Rei Arthur sob uma ótica feminina. Um livro interessante e que merecia uma reedição. Após “As brumas de Avalon”, tivemos um hiato que só voltou a ser preenchido com “O Senhor dos Anéis”. Os livros de Tolkien, que se transformaram em uma bem sucedida sequência de filmes, deixaram um vácuo que foi preenchido com o lançamento de duas séries: “A Torre Negra”, de Stephen King, e “As crônicas de Gelo e Fogo”, de George R. R. Martin, que ficaram mais conhecidas no Brasil como “Game of Thrones”.
“As crônicas de Gelo e Fogo” é uma série de 7 livros, assim como a série “A Torre Negra”, de King. Ambas as séries nos trazem livros volumosos, de muito fôlego e que prendem a atenção pelos detalhes.
O mérito de George R. R. Martin é o de nos brindar com um mundo fantástico, recheado de dragões e criaturas sobrenaturais que surgem com um rigoroso inverno, juntamente com reis e rainhas, tronos de ferro, usurpadores e exércitos que nos lembram a nossa Terra na época medieval.
O livro, que já fazia muito sucesso no restante do mundo antes de estourar no Brasil, se transformou em uma renomada série da HBO, começando agora sua segunda temporada, com lançamento simultâneo com os Estados Unidos.
A primeira temporada da série foi muito bem realizada, na medida do possível fiel ao livro e com uma fotografia deslumbrante. Provavelmente, a segunda temporada será igual. Porém, o livro nos traz detalhes que a série não consegue nos mostrar, já que é muito grande para ser encenado fielmente. Aconselho aos fãs da série que também leiam o livro, e vice-versa, assim como deveriam ter feito com “O Senhor dos Anéis”.E vamos esperar que mais autores do quilate de um Tolkien e um Martin surjam em breve, para nos brindar com a sua literatura fantástica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário