terça-feira, 5 de novembro de 2013

Ventos do Inverno: o destino dos Stark nas mãos de Sansa?



George R. R. Martin ainda está escrevendo o 6° livro das “Crônicas de Gelo e Fogo”, “Ventos do Inverno”, ainda sem previsão de lançamento – há quem aposte eu o livro só sairá em 2015. Neste livro, a guerra dos tronos se intensificará ainda mais, e ardis e alianças serão utilizadas para obter o prêmio máximo: tornar-se o rei – ou a rainha – dos Sete Reinos.
Das famílias poderosas, que poderiam aspirar ao trono, a única que parece estar fora do jogo é a família Stark. Com o senhor de Winterfell, Lorde Eddard, conhecido como Ned Stark, morto, a família se desintegrou e foi sendo dizimada um por um: sua mulher, Catelyn, e seu filho, Robb, foram mortos no episódio que ficou conhecido como o “casamento vermelho”; Jon Snow, seu filho bastardo, agora comandante da Patrulha da Noite, foi atacado pelos próprios “irmãos” da Patrulha e não se sabe se ele irá sobreviver no 6° livro; Arya, a filha rebelde, está em terras distantes, envolvida com uma seita obscura; Brandon encontrou o povo da floresta e está treinando para conseguir sua ‘visão verde’; Rickon tem seu paradeiro desconhecido; Sansa, auxiliada por Mindinho, conseguiu fugir das garras da rainha Cersei e agora encontra-se sob sua proteção, fazendo o papel de filha bastarda. Os membros da família que não foram mortos estão dispersos e sem notícias uns dos outros.
De todos, a que parece menos provável para restaurar o poder do clã Stark é Sansa, a sonhadora, cujo único pensamento era o de se casar com um galante príncipe, como nas histórias que a velha ama contava. Refém da rainha Cersei após a morte do pai, Sansa ainda acalentava o sonho de se casar com Joffrey e se tornar sua rainha. Aos poucos, Sansa foi percebendo que esse sonho não iria se concretizar, e passou a fingir lealdade a Joffrey e a Cersei, em uma tentativa de tentar sobreviver, evitando a prisão ou a morte, como aconteceu com o pai.
Sansa percebeu que a ‘vida real’ era bem diferente das histórias que a ama contava. Então, Sansa tornou-se dissimulada, astuta, enganadora, mais ‘ligada’ às coisas que acontecem ao seu redor. Essas suas novas ‘qualidades’ podem se tornar armas vantajosas na luta pelo trono dos Sete Reinos. 
Assim, auxiliada por Mindinho, talvez seja exatamente ela quem poderá restaurar o poder dos Stark. Por sinal, é exatamente Sansa quem continua no meio da luta que se desenrola pelo trono dos Sete Reinos. A já não tão sonhadora Sansa parece ser aquela que poderá dar uma reviravolta na história e trazer os Stark de volta ao jogo dos tronos. Talvez Sansa, a mais ‘insossa’ dos Stark, levante-se junto com os ventos do inverno que vêm do Norte e varra os Sete Reinos, vingando sua família e dando aos Stark um poder que nem mesmo seu pai, Ned Stark, conseguiu.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário