domingo, 27 de outubro de 2013

36 anos depois, Stephen King escreveu a continuação de “O Iluminado”



O escritor norte americano Stephen King publicou “Doctor Sleep” (ainda sem título em português), que será a continuação de “O Iluminado”, livro de 1977, portanto, de 36 anos atrás. O autor mencionou dois projetos em potencial: a continuação de “O Iluminado” e uma sequência de “A Torre Negra”. Os fãs puderam votar e, em 31 de dezembro de 2009, data do encerramento da votação, a continuação de “O Iluminado” recebeu 5.861 votos contra 5.812 para uma continuação de “A Torre Negra”, projeto que poderá ser realizado futuramente.
Para quem não leu “O Iluminado”, o livro conta a história da família Torrance, cujo pai, Jack, um escritor, foi contratado para a vaga de zelador do Overlook Hotel, nas montanhas do Colorado, durante o período de inverno, quando a neve torna o hotel quase inacessível. Junto com ele, estavam a esposa, Wendy, e o filho, Danny, um menino de 5 anos que possui o dom de ver pessoas mortas e se comunicar telepaticamente com outros “iluminados” – como é o caso do cozinheiro do hotel, Dick Hallorann. Jack espera aproveitar o tempo livre que terá para terminar de escrever o seu livro. Porém, ao ficarem sozinhos no hotel, tanto Danny quanto Jack são afetados pelos espíritos das pessoas que haviam morrido lá. Os problemas de Jack com o álcool voltam e ele passa a ser uma ameaça para sua família e para si próprio.
O livro foi transformado em filme pelo diretor Stanley Kubrick, mas Stephen King não gostou da versão do diretor que, segundo ele, empobreceu os personagens e toda a questão psicológica que os envolvia.
Agora, 36 anos depois de lançar “O Iluminado”, Stephen King escreveu sua continuação: “Doctor Sleep”. Neste novo livro, Danny Torrance, agora com 40 anos, vive em Nova Iorque e trabalha em um hospital para pacientes em estado terminal, os quais ele auxilia a ter uma morte “limpa” por intermédio dos seus poderes. Entretanto, Danny possui sequelas dos eventos ocorridos no Overlook Hotel. Ele herda do pai a agressividade e o alcoolismo. Além disso, fantasmas do hotel – como a mulher do quarto 217 – encontram Danny e o atormentam.
Para aqueles que leram “O Iluminado”, “Doctor Sleep” se torna uma leitura quase “obrigatória”, pois narrará fatos que se seguiram à trágica história passada no Overlook. Para quem não leu “O Iluminado” e pensa em ler “Doctor Sleep”, seria interessante ler o primeiro livro para, depois, ler o segundo. Apesar de serem histórias que se passam em épocas diferentes – e serem histórias diferentes –, “Doctor Sleep” traz muitos elementos de “O Iluminado”. A leitura deste irá “iluminar” muitos eventos abordados em “Doctor Sleep”.           

Nenhum comentário:

Postar um comentário