segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Os bolivianos é que estavam certos



Um novo velho fato ocorreu esta semana, mais uma vez envolvendo torcedores (?) do Corinthians. Cerca de 100 torcedores (?) invadiram o CT de treinamento do time para, supostamente, reclamar contra a derrota para o Santos por goleada. Entretanto, os supostos torcedores, segundo informações, portavam armas, agrediram funcionários e roubaram 3 celulares, além de causarem danos ao CT. Os jogadores ficaram trancados para escapar da ira dos torcedores, e o técnico Mao Menezes teve que atender, a pedido da diretoria do clube, a cinco torcedores.
Fatos como este são comuns ao futebol brasileiro e, principalmente, ao Corinthians. E isto só acontece devido à conivência das diretorias dos clubes em relação às torcidas organizadas, que mais se assemelham ao crime organizado do que a torcedores.
O que é de espantar é que, mesmo cometendo vandalismo, agressões e roubos, além de porte de arma, nenhum dos cerca dos 100 torcedores foi preso, mesmo com a chegada da polícia – que, diga-se de passagem, quando não prende é criticada; quando prende, é acusada de violência. E, fato curioso, pelo menos um dos envolvidos na confusão em Oruro, quando o garoto Kevin foi morto, estava presente ao protesto no CT corintiano. Vale lembrar que a diretoria do Corinthians se envolveu diretamente para tentar libertar os torcedores presos na Bolívia. E, agora, mesmo com estes elementos cometendo crimes – invasão de propriedade privada, porte de arma, agressão e roubo –, ninguém foi preso, provavelmente a pedido da diretoria que defende marginais que se passam por torcedores, inclusive fornecendo ingressos e bancando viagens para membros das organizadas.
É de louvar a atitude dos presidentes de Palmeiras e Cruzeiro, os quais retiraram privilégios das chamadas “organizadas”, tais como ingressos e viagens. O Cruzeiro, inclusive, foi mais além e proibiu que essas torcidas utilizem o emblema do clube.
Essas organizadas são, na verdade, verdadeiras “máfias”, compostas, em boa parte, por desocupados e marginais. Porém, o curioso é que, mesmo realizando atos criminosos, ninguém é preso e, quando é, acaba sendo solto logo.
O governo do Brasil, a pedido da diretoria do Corinthians, interveio e libertou os torcedores que estavam presos na Bolívia, cujo governo relutava em soltá-los. Ao serem soltos, estes torcedores voltaram para o Brasil posando de vítimas e, logo depois, estavam envolvidos em brigas e agressões pelos estádios e CT’s da vida.
Vantagens de se viver no Brasil. Os bolivianos, afinal, é que estavam certos.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário