domingo, 23 de fevereiro de 2014

Trilhas sonoras com cantores pop são apostas de filmes para atrair público adolescente



Notícias no twitter: @Sebo_Cultural64


A trilha sonora sempre desempenhou um papel importante em um filme. Ela auxilia em demonstrar a calma, a tensão, a velocidade de uma cena. Quem não se lembra da trilha do filme “Psicose”, de Alfred Hitchcock, do tema do sombrio Darth Vader, de “Star Wars” e da música que tocava em “Tubarão”, antes do ataque? Pensando nisso, os filmes atuais têm tido todo um cuidado na escolha de sua trilha sonora, seja relembrando clássicos – seja na forma original ou em um novo arranjo –, seja na escolha da voz que irá interpretá-los.
Alguns filmes antigos apostavam no impacto que a trilha sonora teria na plateia e em como auxiliaria no desenvolvimento da trama, independentemente de quem a cantaria – às vezes, quem a cantava era um ilustre desconhecido ou então a trilha era composta apenas com o som dos instrumentos. Atualmente, entretanto, a tendência tem sido outra.
Muitos filmes que aspiram ao posto de “o filme das férias” ou o “filme do verão”, têm apostado em vozes conhecidas do público, principalmente do público adolescente. Cantores e cantoras “pop”, cujas músicas fazem sucesso nas rádios e nas vendas de cd’s, têm sido escolhidos para emprestar sua voz à trilha sonora do filme e auxiliar a produção a arrecadar alguns milhões a mais. É o caso de filmes como “Malévola”. Estrelado por Angelina Jolie, que por si só já é capaz de levar muita gente aos cinemas, o filme tem como tema uma regravação da clássica “Once Upon a Drem”, de “A Bela Adormecida”. Para cantá-la, o diretor Robert Stromberg escolheu Lana Del Rey.
Para o filme “Jogos Vorazes: Em Chamas”, segundo filme da trilogia, a cantora Christina Aguilera foi convocada para interpretar uma das músicas. A estratégia utilizada para que a música “emplacasse” foi a de lançá-la em outubro de 2013, um mês antes de o filme ser lançado.           
O filme “Skyfall”, o 23° do espião britânico James Bond, criado por Ian Fleming, tem sua música composta e interpretada pela cantora Adele. A música ganhou vários prêmios, entre eles o Oscar de Melhor Canção Original. A música alcançou o 8° lugar na “Billboard Hot 100”. Ao escolher Adele, o estúdio Metro-Goldwyn-Mayer seguiu uma aposta que deu certo anteriormente. Antes de Adele, cantoras como Alicia Keys e Madonna gravaram a música-tema de filmes da série.
A Disney, que queria fazer de “Frozen: Uma Aventura Congelante”, o filme das férias, trouxe, para sua canção principal, “Let It Go”, ninguém menos que Demi Lovato. A música chegou a alcançar o 38° lugar na “Billboard Hot 100”. A música também foi indicada ao Oscar de Melhor Canção Original.
Os estúdios começaram a perceber que um filme é composto por várias partes importantes que formam um todo de sucesso. E uma dessas partes, indubitavelmente, é a trilha sonora. Um cantor pop, mesmo que de gosto duvidoso, cantando uma música-tema, é capaz de levar muitos adolescentes ao cinema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário