segunda-feira, 24 de junho de 2013

Cinema ajuda público brasileiro a conhecer obras de autores estrangeiros

Um fenômeno interessante vem ocorrendo no Brasil em relação à literatura: autores importantes e cultuados em vários países só passam a ser conhecidos no Brasil quando têm suas obras transportadas para o cinema, ou quando são citados em filmes de grande sucesso.
Isso aconteceu com o poeta americano Walt Whitman, que teve sua obra mais conhecida do público brasileiro após a exibição do filme “Sociedade dos Poetas Mortos”, com Robin Williams no papel de um professor de literatura, o qual citava trechos de poemas de Whitman, além de haver um retrato do poeta na parede atrás da mesa do professor. Após a exibição do filme, os poemas de Whitman tornaram-se mais conhecidos, além de sua obra, “Folhas de Relva”, ter sido publicada no país.
Outro autor que passou a ser conhecido foi C. S. Lewis, após a exibição da trilogia “As Crônicas de Nárnia”. Até então, o autor não passava de um célebre desconhecido da maioria do público brasileiro. O filme, que foi um grande sucesso por aqui, serviu para tornar este autor conhecido.
Sucesso maior conheceu J. R. R. Tolkien. Autor conhecido e respeitado em vários países, era praticamente desconhecido no Brasil, passando a ser admirado apenas após sua trilogia, “O Senhor do Anéis”, ter sido transformada em filme e ser exibida por aqui. Vários de seus livros, como “O Hobbit”, também foram editados no Brasil, antes mesmo que “O Hobbit” fosse transformado em filme.
Michael Crichton, autor de obras como “Congo”, “Sol Nascente” e “Parque dos Dinossauros”, também alcançou sucesso com seus livros após estes terem sido exibidos nos cinemas, principalmente o filme “Parque dos Dinossauros”, que alcançou grande sucesso de público. “Congo” e “Sol Nascente”, apesar de também terem virado filme e terem sido exibidos no Brasil, não alcançaram o mesmo sucesso de “Jurassic Park”.
Isaac Asimov, bastante conhecido dos fãs de ficção científica, tornou-se mais conhecido do grande público após seus livros terem virado filmes, tais como “Eu, Robô”, com Will Smith no papel principal, e “O Homem Bicentenário”, com Robin Williams.
Arthur C. Clark, outro ícone da ficção científica, tornou-se conhecido após seu livro “2001, Uma Odisseia no Espaço” ter virado um filme homônimo. Com o sucesso deste filme, vários de seus livros começaram a ser publicados.

Cinema e literatura já andam de mãos dadas há muito tempo. Vários autores tiveram seus livros transformados em filmes. É o caso de “Drácula”, de Bram Stoker; “Laranja Mecânica”, de Anthony Burgess; “1984” e “A Revolução dos Bichos”, de George Orwell; “A Guerra dos Mundos” e “A Máquina do Tempo”, de H. G. Wells; “Ensaio Sobre a Cegueira”, de José Saramago. Ficaríamos durante dias citando exemplos, portanto iremos parar nestes acima citados. Vários autores, principalmente fora do Brasil, passam a ser reconhecidos pelo seu talento literário antes mesmo que seus livros virem filmes (quando viram). Porém, principalmente no Brasil, por ter um apelo mais popular, o cinema faz com que autores passem a ser conhecidos após seus livros virarem filmes de grande sucesso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário